Sobre Nós

Irmãos da Santa Cruz

O Institutum Sapientiae é a instituição de estudos superiores de filosofia e teologia da Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz, em Coimbra, que foi transferida para Anápolis, Brasil, no ano 1988. Além de ter contribuído essencialmente à fama da universidade de Coimbra como um dos centros de cultura intelectual mais excelentes da Europa desde a Idade média, ficou famoso por ter dado a formação científica ao Doutor da Igreja (Doctor Evangelicus), Santo Antônio de Lisboa (Pádua).

Recentemente, o Institutum Sapientiae foi agregado à Universidade Lateranense (Roma) e oferece dois ciclos de estudos eclesiásticos para seminaristas, padres, religiosos/as e leigos/as:

O primeiro ciclo com o Bacharelado em Teologia, que dura cinco anos, com um biênio filosófico teológico e um triênio teológico.

O segundo ciclo com o Mestrado em Teologia espiritual, com um biênio de estudos acadêmicos. O primeiro ano com as matérias mais importantes é presencial, o segundo ano com a dissertação oferece também a possibilidade de estudar à distância.

Irmãos da Santa Cruz-1

O segundo ciclo com o Mestrado em Teologia-espiritual, até agora único no Brasil, oferece a possibilidade de ser formado e introduzido na vida plena da Igreja como “corpo místico de Cristo, grupo visível de pessoas e comunidade invisível, Igreja terrestre, mas ao mesmo tempo cumulada de bens celestiais” (Lumen gentium, 8,2), para poder servir a esta mesma Igreja com mais competência e eficácia.

No ciclo do Mestrado queremos formar pessoas da Igreja, que com o povo de Deus imploram incessantemente a Jesus: “Ficai conosco” (Lc 24,29) e em união com Ele fortalecem “todos em sua fé, para que sejam discípulos e missionários d’Ele” (Documento de Aparecida, fim do discurso inaugural). Oferecemos aos estudantes “uma formação mais profunda para o cumprimento da sua missão na Igreja e no mundo, em virtude da íntima união com Cristo e, por Ele e n’Ele, com Deus Pai no Espírito Santo” (Estatuto do Institutum Sapientiae, 31,8). No Institutum Sapientiae ensinam atualmente 8 professores estáveis, 12 professores encarregados, 5 docentes convidados e 1 professor emérito.

Desde o ano 2000, o Institutum Sapientiae publica a revista Sapientia Crucis. À disposição dos alunos encontra-se uma biblioteca nos principais idiomas modernos e antigos, de autores clássicos e modernos.