Biblioteca

A Biblioteca do Institutum Sapientiae

O patrimônio livrário da Biblioteca do Institutum Sapientiae consta de publicações principalmente dos séculos XX e XXI nos relevantes idiomas modernos e antigos; foi adquirido gradualmente e por caminhos diversos, desde o início das atividades acadêmicas em 1983 até o momento presente.

A Biblioteca desde segundo a índole da nossa instituição se concentra nos âmbitos da filosofia e teologia católica que conjuntamente constituem estimadamente mais do que 90% do patrimônio bibliográfico.

No catalogo digital da Biblioteca, em processo de constante atualização, constam hoje mais do que 52.000 títulos registrados. Constam, além disso, mais do que 6.000 volumes e fascículos dos periódicos registrados. Em número reduzido existe material bibliográfico em forma digital.

O patrimônio livrário da Biblioteca do Institutum Sapientiae se conserva atualmente em três salas maiores da mesma instituição e em menor parte no contiguo Mosteiro da Santa Cruz. A sala de leitura, com 12 lugares de estudo individual, oferece material bibliográfico básico da filosofia e teologia em número de mais do que 4.000 volumes como também novas aquisições.

O material livrário é registrado num catálogo digital. Este catálogo com amplas possibilidades de pesquisa fica acessível, por enquanto, à nível local da instituição.

Durante o ano 2022 até o março 2023 foi executada uma nova construção, numa área total de mais do que 1000 metros quadrados, destinado a acolher futuramente as instalações da biblioteca do Institutum Sapientiae. O prédio, além de uma ampla área de recepção e de atendimento aos usuários possuirá um largo acervo livrário fechado de acesso restrito e uma ampla sala de leitura.

Além do acervo físico, em constante atualização, a biblioteca se ocupará para oferecer também recursos digitais para completar as possibilidades de pesquisa.

A Biblioteca atende alunos e professores do Instituto durante o semestre letivo entre 7h30 e 12h30 de segunda a sexta-feira. A sala de leitura pode ser utilizada durante este período e também, com solicitação prévia, no horário da tarde até às 17h00.